top of page

Ter sobrancelha grossa diz algo sobre sua personalidade, aponta estudo

De acordo com um estudo recente, quem tem essa característica pode ser mais narcisista, mas isso não significa, necessariamente, que você não pode apostar na tendência das sobrancelhas mais espessas e definidas, certo?


Acredite se quiser, mas, aparentemente, ter sobrancelha grossa pode significar uma coisa muito específica sobre a personalidade de uma pessoa: que ela é narcisista , ou seja, muito voltada para si mesma ou para a própria imagem. Quem está afirmando isso são pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, que fotografaram participantes para o “Inventário de Personalidade Narcisista” — um teste padronizado que mede os níveis de narcisismo.



Ter sobrancelha grossa pode significar que você é uma pessoa narcisista e que gosta de chamar atenção das demais


Para chegar a essa conclusão, os estudiosos cortaram as fotos dos participantes, deixando apenas algumas partes dos rostos visíveis, e mostraram essas imagens a um segundo grupo de pessoas, para que elas pudessem determinar quem era mais narcisista com base apenas na aparência. Os resultados mostram que as sobrancelhas foram o fator que mais determinaram isso, especialmente no caso daqueles com sobrancelha grossa .

Segundo os estudiosos, existe um fator chamado “distinção de sobrancelhas”, que inclui espessura, densidade e está diretamente relacionado ao nível de narcisismo do indivíduo. Emtão, quanto mais a sobrancelha chama atenção, mais autocentrada essa pessoa tem tendência a ser. Os autores especularam que a correlação pode ocorrer pelo fato de que sobrancelhas mais densas ou mais bem cuidadas, são mais reconhecíveis e se diferenciam facilmente das demais — uma característica que seria desejável para um narcisista.

“Narcisistas amam atenção e admiração, e podem manter uma sobrancelha que se destaca para que eles sejam notados, reconhecidos e lembrados”, afirma a autora principal do estudo, PhD. Miranda Giacomin. “Isso aumenta a simpatia deles e mantém suas visões sobre si mesmos excessivamente positivas”.

E se eu quiser ter uma sobrancelha grossa?


Reprodução/Instagram/Cara Delevingne

A marca registrada da modelo Cara Delevingne são as sobrancelhas bem grossas e mais escuras do que o tom do cabelo

Apesar do estudo, sobrancelhas mais espessas e densas ainda são tendência quando o assunto é beleza — e, vamos combinar, não tem problema nenhum em querer ter uma sobrancelha mais grossa. Sendo assim, o Delas separou algumas dicas para alcançar esse objetivo..


Além de retirar os pelinhos que crescem “fora do contorno” e da possibilidade de preencher o arco com maquiagem , como lápis de sobrancelha, sombra ou gel para preenchimento, também há técnicas que salvam as mulheres que querem apostar nessa tendência mais grossa para deixar a expressão e aparência bem definida.


Em entrevista prévia ao Delas , o maquiador Fernando Torquato indica kits com produtos em pó que devem ser aplicados com a pontinha do pincel chanfrado nas falhas entre os pelos. Também existem lápis e máscaras específicas para sobrancelha que também podem ajudar a dar uma encorpada nos pelos. Entretanto, é preciso tomar cuidado com os lápis. “Se tiver de usar, use sempre com um pincel chanfrado passando na ponta do lápis”, diz.


Na hora de aplicar a maquiagem, o profissional aconselha dar apenas uma corrigida de forma natural nos fios para não deixar o visual muito carregado. “Se sentir que, depois de terminada, precisa intensificar um pouco mais, faça, mas não comece com ela muito forte”.


A micropigmentação é outro jeito de eliminar as falhas e destacar mais essa área do rosto. Segundo a micropigmentadora Raphaella Bahia, da FR Microcenter, a principal dica é sempre saber chegar na cor certa para combinar com o tom de cabelo: “Se a mulher for loira, a sobrancelha pode ser castanho médio. E é bem difícil usar o pigmento preto, pois até para quem tiver os fios bem escuros, indico o tom castanho escuro nas sobrancelhas. É uma questão de senso estético, que adquirimos também com experiência”, explica.


E, se você tirou demais alguns pelos e não ficou com a sobrancelha grossa como gostaria, não se preocupe. A dica principal é procurar um profissional de confiança para que, da próxima vez, o resultado fique como desejado. Além disso, e aconselhável tentar não fugir muito da forma natural das sobrancelhas na hora da manuteção, para evitar que haja mais falhas ou ângulos indesejados.

553 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
009.png
bottom of page